sexta-feira, 6 de março de 2009

"Fazendo Arte"..rs Aprendemos sobre Xilogravura.



Você quer aprender a fazer Xilogravura?
A turminha do Planeta Sapo aprendeu e quer te ensinar passo a passo de como se faz.
Materiais necessários:
* bandeja de isopor,
* palito de dente ou de churrasco,
* tinta guache
* rolinho de pintura
* papel sulfite ou cartolina

Modo de fazer:Recorte as laterais da bandeja de isopor, deixando-a retinha. em cima dela faça um desenho utilizando o palito de dente, passando-o bem fundo na bandeja, mas om cuidado para não furá-la.
Pegue a tinta guache da cor de usa preferência e a coloque num recipiente.Passe o rolinho sobre a tinta e espalhe-a sobre o desenho.Coloque o desenho virado para baixo sobre o papel e aperte-o para pressioná-lo.Retire a bandeja e aprecie a sua xilogravura.
Agora, mãos a obra!!!
Mande-nos o seu desenho e colocaremos em nossa galeria de arte
A xilogravura é um processo de gravação em relevo que utiliza a madeira ou isopor como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado.
Ela já era conhecida dos egípcios, indianos e persas, que a usavam para a estampagem de tecidos. Mais tarde, foi utilizada como carimbo sobre folhas de papel na China e no Japão.
No Brasil, a xilogravura chega com a mudança da Família Real portuguesa para o Rio de Janeiro. A instalação de oficinas tipográficas era proibida até então.

Os primeiros xilogravadores apareceram depois de 1808 e se alastraram principalmente pelas capitais, produzindo cartas de baralho, ilustrações para anúncios, livros e periódicos, rótulos, etc.
Hoje em dia, muitos gravadores nordestinos vendem suas gravuras soltas além de continuarem a produzir ilustrações para as capas dos cordéis.
Gravadores como J. Borges, José Lourenço, Jerônimo e muitos outros, expõem seus trabalhos em importantes instituições no Brasil e no exterior.
Fonte: http://www.teatrodecordel.com.br/xilogravura.htm
Vejam as fotos da nossa arte:


Um comentário:

  1. Oi “tia” Kátia! Tudo bem?
    Visitei o blog e vi as fotos dos trabalhos de xilogravura.
    Legal. Assim nossos “arteiros” ficam ARTISTAS.
    Abraços.
    Nelson Gervoni (pai do Nelson Júnior)

    ResponderExcluir